RSS

[Manual de conduta quando você se deparar com terremoto]

13 maio

Complementando a postagem anterior 【CONDUTAS NA HORA DO TERREMOTO】, aqui vão mais informações sobre a conduta ao se deparar com terremoto.

Primeiramente, fiquem cientes de que pela estatística dos terremotos comuns ocorridos até hoje, os tremores não duram mais que 1 minuto*. Mantenha sobretudo, a calma.

*Há exceções!!! No caso do Mega-terremoto de 11/Mar, 3 terremotos com epicentros diferentes ocorreram sucessivamente, e o tremor durou cerca de 5 minutos até cessar.

Se durante o terremoto você se encontrar:

 EM CASA

– Durante o tremor, se for possível, abra a porta ou janela para assegurar a saída. Pois as portas e janelas poderão se travar em decorrência de distorções causados pelo terremoto.

– O lugar relativamente seguro dentro de casa, é no sanitário.

– Proteja a sua cabeça com almofada, colchão ou qualquer outro objeto e saia da frente de estantes e armários que possam cair.

– quando os tremores cessarem, dê prioridade em apagar o fogo e desligar o gás antes mesmo de salvar alguém. Pois o fogo poderá se propagar enquanto estiver salvando alguém, causando incêndio em dimensões maiores.

– Quando for deixar a casa, se possível, deixe o disjuntor desligado. Pois quando a energia voltar, poderá soltar faísca e causar incêndio caso tenha vazamento de gás.

– Se a casa estiver salvo, armazene água enquanto puder. Pois poderá faltar água.

RECOMENDAÇÔES

– Mantenha nas proximidades da cama, um par de calçados de solado forte. Pois muitas vezes no terremoto, não há tempo para correr até a entrada da casa, e talvez tenha que evacuar pela janela. E lá fora poderá ter muitos cacos de telhas e vidros.

– Deixe combinado com os familiares onde se encontrar após o terremoto, é recomendável deixar um ou mais locais marcados para o encontro. Pois nem sempre a família estará junto quando ocorrer o terremoto, e os telefones ficam incomunicáveis por um bom tempo.

– Não use carro para evacuar durante a catástrofe! Estacione o carro em lugar seguro e deixe a rua desempedido. Se sair dirigindo, além de correr o risco de causar acidentes secundários por estar aflito no volante, poderá causar engarrafamento nas ruas, atrapalhando o trabalho de salvamento dos bombeiros e o trânsito de ambulâncias.

NA RUA
– Se estiver em área urbana ou seja, na rua, ao deparar com o terremoto tome os seguintes cuidados:

1- Cuidado com os objetos que caem dos prédios. Podem cair cacos de vidros, placas comerciais, telhas e etc.. proteja a cabeça com bolsa ou qualquer outro objeto.

2- Cuidado com fios elétricos comuns e de alta tensão, que pódem cair ou podem estar caídos no chão.

3- Cuidado com os muros, postes, máquinas de bebidas que poderão cair fácilmente.

4- Fique atento porque poderá vir carro descontrolado pelo tremor.

5- Saia das proximidades de rachaduras e afundamento do solo.

6- Saia da beira de rios e mar.

– Se o grau do terremoto for acima do 4 na escala Richter e você estiver nas proximidades do mar, pode ter a certeza de que virá o maremoto. Fuja imediatamente para lugares mais elevados.

– Se você estiver dentro do elevador, os elevadores mais modernos tem o sistema de parada de emergência que pára o elevador no andar mais próximo. Se estiver num elevador mais antigo, aperte todos os botões e desça onde parar, para descer o restante pelas escadas.

– Se por um acaso ficar trancado dentro do elevador, fique ciente de que poderá demorar a vir o salvamento, por isso, evite consumir a sua energia a toa gritando em demasia. Continue insistindo na chamada de emergência, apertando o botão de emergência e continue chamando pelo telefone de emergência.

– Se estiver na escola ou no escritório, entre debaixo de mesa ou proteja a sua cabeça com bolsa ou outros objetos. Siga as instruções dos professores ou das regras de evacuação.

– Se você estiver num prédio comercial, não corra para a saída! Não se deixe envolver no fluxo de pessoas. As pessoas em pânico poderá causar desastres secundários durante o empurra-empurra caindo um sobre o outro como se derruba dominó.

– Se estiver num shopping-center, saia de perto das vidraças de exposição das lojas e tente ir para perto de paredes firmes. Depois, siga as instruções dos funcionários.

– Se estiver na área comercial subterrânea, cuidado para não se envolver no alvoroço do pânico por estar no subsolo. Estas áreas são projetadas com maior segurança contra tremores, e muitas vezes o tremor é bem menor que na superfície.

– Se você estiver no metrô, não entre em pânico, pois dentre os transportes públicos existentes, o metrô é um dos mais seguros. O tremor é a metade do que se sente na superfície da terra e além disso o sistema de segurança contra incêndio é organizada. Não corra para fora, poderá causar desastre secundário como machucar as pessoas no empurra-empurra causando quedas como se derrubam dominó.

– Se estiver no trem no momento do tremor, segure-se para não cair. E mesmo que o trem páre, não saia imediatamente para fora do trem, pois poderá ter alguns outros trens funcionando, correndo o risco de ser atropelado. Além disso, por sair do trem, poderá causar a parada total do sistema de transporte ferroviário, que neste caso, o funcionamento será reiniciado somente depois de conferir se não há ninguém nos trilhos – trabalho este, que requer muitas horas.

***************

Na ocasião do Tsunami que atingiu muitas áreas a beira-mar do nordeste do Japão em 11/03, muitos não tiveram nem 10 minutos para fugir para um lugar mais alto. Além das pessoas que perderam a vida sem chances de fuga por terem ficado presas debaixo de casas que desabaram, muitas vidas se perderam por que as pessoas voltaram para dentro de suas casas à busca de objetos pessoais ou de roupas e alimentos para se refugiar… e nesse meio tempo, o Tsunami avançou arrastando bairros e cidades inteiras.
Por isso, por favor, quem estiver próximo ao mar, ao se depararem com tremores fortes, não hesitem em fugir imediatamente para o alto. O importante é sobreviver!

Deus queira proteger a todos nós e que esses tremores secundários cessem o mais breve possível…Pois ainda hoje, continuam os pequenos tremores que quase não sentimos. E há previsões de ocorrer terremotos de grande escalas nos próximos anos. Digo nos próximos anos mas pode ser hoje, pode ser amanhã…sabe lá. Melhor se prevenir que remediar..

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13/05/2011 em Diversos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: