RSS

Arquivos

Nota

No último grande terremoto, o sistema de detecção precoce de terremotos do Trem-bala da Linha Nordeste (Touhoku Shinkansen ) foi acionado e com isso os trens-bala iniciaram a redução da velocidade com freios de emergência, 9 segundo antes do primeiro tremor e 1 minuto e 10 segundos antes do tremor mais agudo. A JR Leste do Japão está promovendo a análise detalhada dos dados pois pelo visto, o sistema surtiu efeito e com isso os terns-bala escaparam de descarrilamentos.

Na ocasião do terremoto, haviam 27 trens-bala da Linha Touhoku transportando passageiros, mas todos pararam sem descarrilar.

Além dos sismógrafos instaladas ao longo da Linha Touhoku, a JR Leste do Japão tem mais 9 sismógrafos instaladas na costa do Oceano Pacífico, em Miyako (Província de Iwate), na Península de Oshika (Província de Miyagi) entre outros, e estão preparados com o [Sistema de detecção precoce de terremotos] que detecta os tremores iniciais para reduzir a velocidade dos trens-bala.

Desta vez,  sismógrafo instalada na península de Oshika a cerca de 50 km de distância da linha dos trens-bala captou às 14 horas 47minutos e 3 segundos, a aceleração do sismo de [120 gal] que é padrão para a cessação do funcionamento dos trens-bala. Com isso o sistema cessou  automáticamente o fornecimento de energia na fiação aérea e todos os trens-bala  que estavam operando começaram simultâneamente a desacelerar com o freio de emergência.

Dentre os que estavam operando, o [Hayate 27] e o [Yamabiko 61] estavam entre as Estações de Furukawa e  de Sendai onde foi observada a maior oscilação no sismógrafo instalada ao longo da linha.

Na análise de dados efetuada pela JR Leste do Japão, os tremores iniciais começaram entre 9 a 12 segundos após os trens-bala terem começado a desacelerar e depois de 1 minuto e 10 segundos aconteceu o tremor mais agudo. Não se sabe ainda, até que velocidade os trens-bala tinham conseguido reduzir, mas a JR Leste do Japão está dando continuidade à  análise dos dados, por terem observado que os trens escaparam do descarrilamento porque a desaceleração foi iniciado antes do tremor mais agudo.

Fonte: NHK News do dia 5/Abril.

——-

Estou transferindo aos poucos as postagens feitas em outro blog.

Trem-bala freou 9 segundos antes dos tremores

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/04/2011 em Diversos